sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MUDANÇAS NAS REGRAS


NOVO CRITÉRIO DE VAGAS PARA A COPA SULAMERICANA

A Universidad de Chile foi a última equipe a vencer a competição (Foto: Divulgação/Copa Sul-Americana)

Desde a criação da Copa Sulamericana, as vagas para a competição eram oriundas diretamente do Campeonato Brasileiro da série A, após as posições que indicam os clubes para a Copa Libertadores. Como forma de possibilitar a participação dos clubes que classificam-se para a Libertadores, a Competição sofreu mudanças nas suas regras; no modo de classificação, e na extensão do período de disputa.


Com a ampliação do número de clubes que disputam a Copa do Brasil, e com o período de disputa mais extenso, tornou-se impossível indicar os clubes diretamente a partir do campeonato nacional, já que alguns deles poderão estar participando da quarta fase da Copa do Brasil.

O novo critério para a Copa Sulamericana de 2012, baseia-se na classificação dos oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da serie A do mesmo ano, excluídos os clubes classificados para a quarta fase da Copa do Brasil de 2013 ( nessa quarta fase estarão presentes os clubes oriundos da Copa Libertadores).

Série B - Na hipótese de não ser completado o número de 8 vagas para a Copa Sulamericana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da série A/2012, serão então chamados sucessivamente os quatro clubes primeiros classificados do campeonato brasileiro da série B de 2012; depois os quatro últimos classificados da série A/2012.

O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, falou sobre essas novas mudanças.

Acreditamos que essa seja a solução possível para abrigarmos a Copa do Brasil sem a exclusão dos clubes da Copa Libertadores e compatibilizarmos a Copa Sulamericana com a sequência da Copa do Brasil, após a sua terceira fase - afirmou o diretor de competições da CBF.











Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com
@leocrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário